Nódulo BIRADS 3 no Ultrassom das Mamas: O Que Isso Significa e Quando Devo Me Preocupar?
Saiba o que é birads 3 e o que fazer com seu diagnóstico
Por: Pedro Fontes
BIRADS 3
É designado para achados “provavelmente benignos”. Isso significa que, embora exista uma alteração presente, há menos de 2% de chance de que ela seja maligna. Essa classificação reflete um alto grau de certeza de benignidade, mas um cuidadoso seguimento é recomendado para confirmar que o achado não muda ao longo do tempo.
Quando Devo Me Preocupar?
Se houver alterações: Qualquer aumento no tamanho, mudança nas margens ou aparência do nódulo durante o seguimento deve ser levado ao conhecimento do seu médico imediatamente, pois isso poderia exigir reclassificação para maior investigação.
Quando Devo Me Preocupar?
Sintomas Associados: Se em qualquer momento se apresentar outros sintomas preocupantes, como dor persistente, alterações na pele, no mamilo ou secreção anormal, é essencial informar ao médico, mesmo com uma classificação a princípio “segura”.
Observação Atenta:
Deve haver um acompanhamento médico periódico, geralmente com exames a cada 6 meses durante 2 ou 3 anos, para garantir que o nódulo não está crescendo ou mudando de característica.
Vantagens do Acompanhamento
Prevenir Intervenções Desnecessárias: Seguindo o protocolo de BIRADS 3, evita-se o estresse e custos associados a procedimentos desnecessários em casos que são autolimitados ou não evoluem negativamente.
Vantagens do Acompanhamento
Detecção Precoce de Alterações: Se alguma alteração ou elevação do risco for observada durante o acompanhamento, a intervenção pode ocorrer com informação mais atualizada e medidas apropriadas, reduzindo riscos ao paciente.